7 cuidados para apartamentos em frente ao mar

  • 3 semanas atrás
  • 1
Apartamentos em frente ao mar

Apartamentos em frente ao mar sempre foram o sonho da maioria das pessoas. Acordar todos os dias com uma vista incrível, poder ter a praia e o oceano como o quintal da sua casa é algo maravilhoso, não é mesmo?

Mas existem alguns cuidados especiais que você precisa ter para que essa experiência não dê dores de cabeça. 

A maresia é composta por água, sal marinho e outros minerais, ela é carregada pela brisa que sopra do oceano para o seu lar, criando um acúmulo de partículas prejudiciais para o ambiente.

Com algumas dicas, o seu apartamento no litoral ficará mais protegido e o tempo de conservação vai aumentar bastante. Tudo isso é um acréscimo na qualidade de vida. Confira.

7 cuidados para apartamentos em frente ao mar

Pintura:

A primeira dica importante para cuidar de apartamentos em frente ao mar é escolher uma pintura resistente à maresia. Para além da estética, algumas tintas também têm a capacidade de proteger a estrutura contra a ação da maresia e da umidade.

Essas tintas especiais são feitas exatamente para esta aplicação, evitando a formação de mofo e outros problemas que podem surgir. 

Além disso, elas são mais resistentes que os materiais tradicionais, garantindo além do resultado bonito para o seu apartamento no litoral, mais tempo de duração da pintura. Assim, não existe a necessidade de lidar com o acabamento que não ficaria homogêneo após a última pintura.

Mesmo assim, se o apartamento em frente ao mar sofrer de forma intensa com os impactos da umidade, também é possível utilizar impermeabilização nas áreas mais afetadas para ter a melhor experiência. 

Outra opção é a criação de paredes texturizadas, já que esse tipo de aplicação funciona como uma barreira contra a maresia.

Revestimentos:

Outro ponto importante na parte dos acabamentos de apartamentos em frente ao mar está na escolha dos revestimentos. Nesse sentido, é necessário escolher os materiais com maior atenção para selecionar os mais resistentes.

Por exemplo, no caso de dobradiças, maçanetas e esquadrias, o ideal é fazer a compra de peças de inox ou de alumínio. Assim é possível garantir maior resistência à atuação da maresia e da umidade, além de exigir trocas menos frequentes.

 No entanto, ainda existe a necessidade de realizar a lubrificação periódica, para garantir maior qualidade e longevidade do produto.

Outro material interessante para se utilizar é a fibra de vidro, que é especialmente resistente à corrosão e também oferece um visual robusto e moderno.

Além disso, vamos dar destaque também para a madeira. Como sabemos, é um material que sofre bastante com a umidade e, por isso, o ideal é escolher a sua versão maciça. 

Ela é mais adequada, pois tem maior resistência à umidade e até aos cupins. Também é necessário realizar o envernizamento dos materiais, pois a camada superficial colabora como uma proteção extra.

Mobiliário:

Nos apartamentos em frente ao mar também é preciso ter cuidado com os móveis, já que eles também sofrem com os efeitos da umidade e da maresia. Em peças de madeira é preciso aplicar regularmente um óleo especial para este tipo de material. Ele cria uma espécie de “película” protetora, fazendo com que o brilho do móvel dure mais tempo.

Também é preciso limpar com frequência a estrutura aos estofados, para retirar os resíduos de sal. Em muitos casos, para emoldurar as suas janelas é necessário ter cuidado com a exposição solar. 

Além disso, em dias muito quentes é necessário evitar a exposição direta dos móveis ao sol, usando cortinas e outros bloqueadores. Desse modo é possível evitar o desgaste de cor e dos materiais.

Produtos antiferrugem na limpeza:

Para a limpeza dos eletrodomésticos e das ferragens, em geral, utilize produtos especializados em antiferrugem. Também é preciso ter cuidado com o tipo de produto que você vai utilizar em determinada superfície. 

Em peças de inox, por exemplo, o ideal é não aplicar cloro. Em todos os itens, vale evitar o uso de água para não potencializar a atuação da maresia no seu apartamento no litoral.

O ideal mesmo é adotar produtos com propriedades anti ferrugem, fazendo as aplicações conforme as recomendações do fabricante. 

A finalização da limpeza deve ocorrer com um pano seco e macio, evitando o acúmulo de ferrugem. Já no caso de eletrodomésticos, é necessário fazer uma limpeza periódica, com algum tipo de protetor nos equipamentos.

Desumidificador:

Uma ajuda valiosa para apartamentos em frente ao mar são os desumidificadores. Principalmente para dias com longos períodos de chuva, quando o apartamento sofre com maior volume de água em suspensão na atmosfera.

Um desumidificador é responsável por captar a água em excesso que está presente, evitando que ela se acumule nos móveis, nos eletrodomésticos, nos equipamentos eletrônicos ou mesmo nas roupas.

Circulação de ar dos ambientes:

Nesse caso, existem dois pontos importantes a serem considerados. Em momentos de vento muito forte, o ideal é fechar as janelas e as portas para impedir que a maresia chegue com força ao seu lar.

No entanto, você não deve deixar um apartamento no litoral completamente abafado o tempo todo, pois isso favorece o aparecimento de mofo. Por isso, é importante estar atento à circulação de ar entre os ambientes. Além disso, é possível usar ventiladores e deixar o ambiente aberto em certas oportunidades durante o dia.

Manutenções regulares:

Mesmo escolhendo os materiais mais resistentes, é preciso conferir com frequência em apartamentos em frente ao mar se há pontos de ferrugem ou corrosão e confira a lubrificação de partes metálicas. 

Se for necessário, faça a substituição de algum componente ou faça uma nova pintura. Quanto mais cedo esses problemas forem identificados, mais fácil será de resolvê-los.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar