Como a localização do seu apartamento pode afetar sua qualidade de vida

  • 4 meses atrás
  • 1
Como a localização do seu apartamento pode afetar sua qualidade de vida

Qualidade de vida é algo almejado por todos na hora de adquirir um imóvel. Muitas pessoas não consideram, mas a localização do seu apartamento pode afetar o seu bem-estar.

Perder horas para chegar até o trabalho e ter que voltar para casa depois de um dia cansativo é muito complicado. Além disso, é muito importante ter serviços de infraestrutura de alto padrão e com opções de entretenimento e gastronomia.

Pode ser ainda pior, pois existem muitas regiões que dependem de uma avenida super congestionada para movimentar o bairro. Esta falta de mobilidade urbana e uma localidade ruim podem afetar sua saúde e sua qualidade de vida diretamente.

Por isso é necessário conhecer bem a localidade do apartamento antes de fazer a aquisição final e, desse modo, garantir uma vida mais tranquila e saudável.

Localização do apartamento e qualidade de vida

Tempo é um bem precioso:

Dar valor ao seu tempo é uma forma excelente de melhorar sua qualidade de vida. Nesse sentido a localização do seu apartamento pode influenciar diretamente. Chegar cedo em casa após o trabalho, poder relaxar e passar mais tempo com a família é um grande exemplo disto.

Ou seja, é fundamental levar em conta o tempo que será gasto durante o trajeto de casa até o trabalho, assim como até a escola dos filhos, por exemplo.

Além disso, um apartamento perto do mar, por exemplo, proporciona a facilidade de estar no litoral, poder chegar em casa e passear pela orla. Assim, você consegue relaxar e apreciar um bom passeio sem gastar tanto tempo do seu dia.

Desse modo, é fácil afirmar que trabalhar e frequentar locais que fiquem perto de casa é um fator muito importante para conseguir manter a qualidade de vida. E se a distância for maior, vale destacar a possibilidade de a região oferecer boas vias de acesso, com trânsito rápido.

Quanto menos tempo perder no trânsito, mais tempo você terá para aproveitar a vida e adquirir o bem-estar ao fazer o que mais gosta.

Vida mais saudável:

A localização do seu apartamento tem impacto direto na sua saúde. Em primeiro lugar, se analisarmos a região com acessos facilitados, ela também precisa ter opções para cuidar do bem-estar. Assim, em casos de urgência e emergência, ter por perto hospitais, clínicas e farmácias conta muitos pontos para a qualidade de vida.

Também influencia diretamente no seu estilo de vida. É excelente para a saúde ter opções próximas de academias ou locais adequados para praticar atividades físicas e esportes. 

Nesse sentido, morar no litoral também oferece excelentes opções, já que a infraestrutura é diferenciada para turistas e moradores.

Além disso, praticar exercícios próximo ao mar e com o ar fresco do litoral é excelente para a saúde e facilita a sua busca por uma vida mais saudável.

Conforto diário:

Ser obrigado a fazer tarefas básicas após um longo tempo de deslocamento é cansativo e com toda a certeza diminui a qualidade de vida.

Por isso, a localização do seu apartamento pode gerar uma rotina saudável e que ofereça o conforto necessário para realizar as atividades corriqueiras.

Segurança é fundamental:

Para melhorar sua qualidade de vida, a localização do seu apartamento precisa ser em uma região estável e segura. 

Por isso, antes de escolher um local para morar, avalie com comerciantes sobre a segurança do local e os índices de criminalidade.

Nesse sentido, podemos destacar as cidades localizadas no litoral catarinense, que possuem baixas taxas de crimes cometidos. Santa Catarina como um todo investe bastante em segurança pública, já que recebe muitas pessoas durante o ano inteiro.

Ainda vale conferir as ruas ao redor em períodos noturnos para ver se são bem iluminadas, se há bastante movimento, se a residência fica em lugares muito desertos ou cheios de matas, favorecendo o esconderijo de pessoas mal-intencionadas. 

Também veja como funciona a oferta de serviços como vigilância e controle de entrada/saída de pessoas no condomínio ou prédio pretendido.

Considere a infraestrutura:

A infraestrutura da região tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas. 

Desse modo, é importante considerar bairros que oferecem maior conforto e uma rotina tranquila. Privilegie áreas arborizadas, boas opções de lazer para a família e vias de acesso adequadas.

Lugares com forte perfil comercial ou de lazeres noturnos, como bares e boates ou até mesmo fábricas, podem tirar o seu conforto sonoro inclusive durante o dia.

Se sua família tem o hábito de praticar atividades físicas ou algum esporte específico, verifique se o bairro tem clubes, academias e até mesmo locais como parques para caminhadas e passeios ao ar livre. 

Ao escolher o apartamento, opte por um ambiente mais pacífico e de acordo com suas necessidades e preferências.

Opções de mobilidade:

Ter a facilidade de deslocamento e acesso às principais vias é muito importante para a qualidade de vida. 

Outro fator interessante é verificar se a localização oferece ciclovias, áreas para andar de patinetes e alternativas de locomoção mais sustentáveis e econômicas.

Tudo isso impacta diretamente na sua saúde, com opções saudáveis de deslocamento, além de poupar bastante tempo do seu dia e até mesmo economizar dinheiro.

O seu local tem que ter a sua cara – Todos os fatores citados antes são fundamentais para a sua qualidade de vida. Mas também é muito importante que a localização do seu apartamento tenha o seu estilo e se adeque com as suas necessidades.

Assim, se você quer trabalhar perto de casa, avalie bem as possibilidades das regiões. 

Para aqueles que preferem sossego e silêncio, opte por regiões mais afastadas do centro, mas que tenham infraestrutura de alto padrão e opções de serviços.

No entanto, quem quer ficar no grande centro e não se importa com tanto barulho, vai aproveitar excelentes opções de serviços e entretenimento próximo de casa.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar