Como aproveitar melhor os espaços da sua varanda gourmet

  • 6 dias atrás
  • 1
Como aproveitar melhor os espaços da sua varanda gourmet

A varanda gourmet é um dos ambientes que mais chamam a atenção para empreendimentos de alto padrão. Além da versatilidade, o espaço oferece maior contato com o ambiente externo, sendo uma “válvula de escape” para quem está dentro do apartamento.

Além disso, ela também dá maior amplitude para o imóvel, fazendo com que todos os ambientes próximos sejam maiores e mais abertos. É possível utilizar o ambiente tanto para receber convidados, quanto para relaxar ou curtir do jeito que você gosta mais.

Também existem diversos projetos de novos empreendimentos que estão inovando e surpreendendo com a varanda gourmet, colocando não só as tradicionais churrasqueiras, mas também jacuzzis, por exemplo.

Você ainda pode usar o lugar para fazer uma linda área de convivência, com pia, fogão, geladeira, uma mesa confortável e outros eletrodomésticos típicos de uma cozinha com copa. 

Existem opções de varandas integradas com a sala de estar, de jantar ou a outro ambiente interno do imóvel, dando ainda mais amplitude para o apartamento.

Dicas para aproveitar melhor a sua varanda gourmet

Móveis compactos e funcionais – Para otimizar o espaço e valorizar ainda mais a varanda gourmet, a primeira dica é a utilização dos móveis corretos. Como o espaço da varanda é reduzido em relação aos outros cômodos da casa, você deve aproveitar o máximo possível e utilizar móveis que valorizem o ambiente.

Por exemplo, na hora de escolher um sofá, os modelos tradicionais ocupam muitos espaços e uma dica interessante é utilizar sofás rentes à parede. 

Desse modo, você ganha um espaço considerável, liberando o local para outros móveis, sem perder conforto e requinte.

Este tipo de móvel também conta com a grande vantagem de ser multiuso, já que, em geral, possui uma tampa abaixo dos assentos e que é oculta pelas almofadas. Abrindo a tampa, se torna um baú perfeito para guardar pertences sem lugar.

Essa mesma situação vale para outros móveis, que devem aproveitar melhor o espaço e, se possível, servir também para outras finalidades. 

Assim, uma mesa, por exemplo, permite que você faça suas refeições na varanda gourmet e também aproveite a vista do seu apartamento. Sem fixar completamente, você pode mover a mesa quando precisar usar o outro lado e redecorar caso sinta necessidade.

Cuidado com o piso – Uma parte fundamental para se preocupar com a sua varanda gourmet e que muitas vezes é ignorada pela maioria das pessoas. Eles podem dar um ar de sofisticação misturado com um aspecto rústico com a utilização de decks de madeira, por exemplo. De fato, o piso pode transformar completamente um ambiente.

Se considerarmos que esse ambiente é mais conectado com o exterior do apartamento, você pode utilizar grama sintética para ampliar ainda mais essa conexão com o exterior. 

Ainda existem outras ideias diferenciadas, como utilizar o chão cheio de pedrinhas com alguns caminhos destacados em madeira, dando elegância e uma sensação de espaço zen para o local.

Contato com a natureza – Outro destaque importante para a varanda gourmet é colocar o máximo de plantas possível. Como destacamos anteriormente, esse ambiente tem maior contato com a natureza e, por isso, colocar bastante verde pode colaborar ainda mais com o seu apartamento.

Além de dar cores diferenciadas para o seu lar, também agrega ao dar uma sensação de espaço aberto e local mais arejado. 

Existem diversas opções que se encaixam aqui, podendo ser plantas que não necessitem tanto cuidado ou sol, ou temperos e flores e até mesmo jardins verticais, que combinam com a decoração.

Crie um espaço para você – As varandas gourmet, em geral, são utilizadas para receber visitas e realizar esse tipo de interação com familiares e amigos. Ou seja, é o lugar perfeito para fazer um jantar ou o churrasco de domingo com quem você gosta.

No entanto, você pode fazer com que esse ambiente seja um local destinado a você mesmo, para relaxar ou então passar o tempo como você gosta. 

Para ler um livro, observar a paisagem ou então ficar se distraindo nas redes sociais, você pode utilizar de pufes e futons, que dão conforto e sofisticação ao mesmo tempo.Ou então utilizar elementos de iluminação, como velas e luzes penduradas, para deixar a atmosfera do seu espaço zen. Para quem quer ousar, pode aproveitar e colocar uma pequena jacuzzi junto de uma lareira na sua varanda para relaxar nos dias frios em sua varanda gourmet.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar