Como escolher o imóvel certo na praia?

  • 2 meses atrás
  • 1
Como escolher o imóvel certo na praia

Chegou a hora de dar aquele passo à frente e morar no litoral. No entanto, existem diversos pontos importantes para você estar atento e escolher o imóvel certo na praia.

Viver no litoral é ter um acréscimo na qualidade de vida, com maior segurança, opções de infraestrutura e contato com a natureza. 

Para quem quer ter mais de um imóvel, tem a oportunidade de viajar sempre que quiser, com o conforto de estar na própria casa durante a alta temporada.

Além disso, você pode aproveitar a aquisição como uma forma de investimento. Tanto para receber o retorno após a valorização em uma possível venda, quanto para quem quer fazer locação anual ou em período do verão.

Mas antes de se atirar em todas estas possibilidades, você precisa ter certeza de que está fazendo o negócio ideal para você. Por isso, separamos algumas dicas para escolher o imóvel certo na praia. Confira!

Dicas para escolher o imóvel certo na praia

Planejamento:

Um dos primeiros passos para escolher o imóvel certo no litoral é ter uma excelente organização e planejamento. Investimentos, independentemente do valor, precisam ser pensados com antecedência e cuidado.

Assim, você deve primeiramente pesquisar bastante vários detalhes. Conheça bem a cidade que você pretende morar, procurando questões como condições do local, custo de vida, crescimento recente, entre outros.

Se você tiver alguma dúvida, consulte uma imobiliária especializada, pois assim se torna mais tranquilo escolher o imóvel certo no litoral, facilitando a sua vida e fazendo com que você não cometa erros.

Momento ideal:

Outro ponto interessante para se considerar é o período em que você pretende fazer o investimento. Durante o ano é natural que o mercado imobiliário tenha oscilações e variações.

Nesse sentido, para saber o melhor momento, o ideal é que você faça uma consultoria especializada. A Uptown, por exemplo, é especialista em investimentos imobiliários e pode, assim, contribuir com a decisão do momento certo para fazer a aquisição do imóvel.

Basicamente, o momento ideal é aquele em que a compra do imóvel seja com o menor custo possível. A economia nos valores pode ser um diferencial para o negócio acontecer rapidamente ou apenas no futuro.

Perfil e necessidades:

Também podemos destacar a importância de conhecer o seu perfil e o da sua família, compreendendo quais são as necessidades. Assim você escolher o imóvel certo no litoral, sem pressa e com a certeza de que tomará a decisão correta.

Desse modo, avalie quantas pessoas vão morar na casa e se existe espaço para todos. 

Por exemplo, um casal sem filhos talvez não precise de tanto espaço, mas se estiver trabalhando em home office, pode preferir um escritório em separado. Mesmo que pareça óbvio, o contexto familiar precisa aparecer no cálculo e na decisão final.

Levante todos os custos:

Para escolher o imóvel certo também é necessário fazer uma análise de todos os custos envolvidos. Ou seja, isto vai para além do valor do apartamento ou da casa. 

Desse modo, você deve saber também os custos de IPTU e condomínio e daqueles envolvidos na transação, como despesas com cartório e documentações.

Assim é possível saber exatamente o quanto você precisa para investir e comprar o imóvel, com uma boa preparação e sem surpresas. Também é uma forma de entender se realmente está ou não na hora de apostar em um imóvel no litoral.

Saiba negociar:

Na hora de escolher o imóvel certo é importante também saber negociar e não ter vergonha disso. Com todos os tópicos já abordados aqui, você tem bons argumentos para estabelecer a melhor oferta possível, que fique justo para todas as partes.

Também é importante saber as limitações e vantagens do imóvel, para fazer um comparativo com o mercado e para propor uma condição excelente para você.

Considere as possibilidades de investimento – Quando você for escolher o seu imóvel, considere também a possibilidade de investimento a curto e longo prazo. 

Um imóvel no litoral tende a valorizar assim que ele é adquirido, ou seja, você com toda a certeza vai ter retorno em possíveis vendas no futuro.

Além disso, em períodos em que estiver viajando, é possível fazer locação de temporada, tendo uma renda extra em um período em que o imóvel ficaria vazio e parado. 

E se você quer investir em imóveis para obter renda através de aluguel anual, propriedades no litoral são excelentes investimentos.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar